sábado, 28 de janeiro de 2023

Jornadas Mundiais de Juventude, 27 de janeiro de 2023

 https://www.publico.pt/2023/01/25/local/noticia/camaras-gastam-governo-jornada-mundial-juventude-igreja-nao-revela-valores-2036439

Cara Cristiana Moreira  

Apreciei o seu artigo no Público de dia 26 de janeiro com informações precisas sobre os custos das JMJ e com a imagem da maqueta do edifício-palco-altar, que eu desconhecia. 

E depois do seu artigo, parece que “desatou tudo aos gritos” para usar uma expressão coloquial. 

Vai sendo hábito deixar chocar silenciosamente um ovo , espera-se que nunca de serpente, mas ainda assim danoso. A maqueta do edifício em causa foi desde meados de 2022 mantida secreta pelos autores, ao que parece arquitetos da SRU de má sina, seguindo a prática de colocar as pessoas perante factos consumados, como tem acontecido com as novas linhas de metro. E tudo isso perante a inoperância de quem devia zelar pelo cumprimento da Constituição, que no seu artigo 48º garante aos cidadãos o direito de participar e ser informados dos assuntos públicos. 

Perante o projeto de um edifício com 9 metros de altura mais uma pala de 12 metros, não posso evitar a sugestão de que a imagem do zigurate de Ur se tenha introduzido no subconsciente dos autores do projeto, com aqueles planos inclinados que também podem sugerir a base da construção da torre de Babel, ou os episódios bíblicos não estivessem na origem de muitas crenças religiosas. 

 

                          o zigurate de UR, capital da Suméria                                 getty images
     

 

Basicamente, são 3 as objeções: 

1 – para agradar aos autarcas preocupados com o voto dos seus eleitores, o governo determinou o despejo do terminal de contentores da Bobadela, estando já desocupado parte dele para as JMJ, ignorando-se que a desocupação do terminal tem custos elevados para a logística; o objetivo é oferecer um parque de lazer ribeirinho, em vez de se repartirem as áreas pelo parque de lazer e por parte do terminal a funcionar; é a velha desculpa oportunista de vamos aproveitar as JMJ para eliminar uma área produtiva e substitui-la por uma área de lazer (no fim do email juntei uma pequena parábola sobre o assunto) 

2 – considerando as áreas envolvidas, a proximidade dos rios, da via férrea, do IC12, duma ETAR, de artérias pouco largas, a previsão de participantes, e de acordo com a portaria 135/2020, por cada 300 participantes deverá deixar-se livre um caminho de fuga com 0,6 m de largura. Isto é, para 1 milhão temos de deixar livres 3 km (obrigaria a interromper o tráfego de comboios e o rodoviário). Prevê também um limite de 3 pessoas por m2, o que contando com 20 ha úteis dá um máximo de 600.000 pessoas. A largura dos passadiços da margem norte e da ponte pedonal do Trancão também não é tranquilizadora. Deveria ser prestada informação sobre o que se prevê como medidas de segurança contra esmagamentos de multidões (nos links que lhe deixo abaixo poderá ver uma relação de acidentes em eventos do género) 

3 – finalmente, uma coisa de que raramente se fala, a zona da foz do Trancão pode vir a ser utilizada como zona de amarração de ponte ou túnel da terceira travessia do Tejo com ligação à linha Lisboa-Porto. Igualmente pode ser requerida para troços da rede de transportes metropolitanos e suburbanos da AML. Só que o PROTAML  precisa de ser revisto, mas utilizar desde já toda a zona sem que essa revisão tenha efeito pode considerar-se um ato de gestão danosa por comprometer o desenvolvimento da rede de transportes, mas infelizmente isso é vulgar quando se carece de planeamento. 

Junto de seguida uma série de links que poderá utilizar como bem entender. 

Com os melhores cumprimentos 

Fernando Santos e Silva 

 https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/06/o-trio-que-o-papa-juntou-para-as.html 

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/11/jornadas-mundiais-da-juventude-mensagem.html 

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/11/mensagem-para-o-presidente-da-camara.html 

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2022/04/mais-um-exemplo-dos-cuidados-ter-nos.html 

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2022/04/5-hipoteses-para-deslocalizacao-do.html 

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2022/01/o-terminal-da-bobadela-e-as-ligacoes.html 

 

 

 

                                                      Parábola de formigas e cigarras 

Há muitos anos, num terreno abandonado junto de um rio, começaram a surgir uns buraquinhos no chão e uns montinhos de terra. Tinham chegado as formigas e instalado uma rede de formigueiros, desenvolvendo uma azáfama coletiva. 

Sucedeu porém que toda uma série de bicharada afim foi ocupando as colinas que bordejavam um dos lados daqueles terrenos. A laboração das formigas não impedia o decorrer normal da vida dos outros insetos mas, e há sempre um mas, inconveniente ou não, ou assim assim, a colónia das cigarras começou a dizer que a vista do rio, para o outro lado, ficava prejudicada pela quantidade de raminhos e pequenos detritos que as formigas estavam sempre a empurrar. 

Por coincidência um tanto inesperada, ou assim assim inesperada, o Conselho dos louva-a-deus resolveu fazer um congresso alargado para exaltação coletiva da metamorfose regressiva, isto é, a fase que antecede a passagem do estádio de ninfas para o estádio adulto. 

Veio então um Conselho de libélulas que achou que sim, que o congresso vinha a propósito para satisfazer a pretensão das cigarras e que portanto as formigas que fossem fazer formigueiros para outros locais, que aqueles terrenos eram vocacionados para atividades de lazer. 

Ainda foi pedido o parecer do Conselho das abelhas, conhecido pela sua capacidade de conciliar o aparentemente inconciliável e pela produtividade do seu trabalho, e que ainda propuseram, salomonicamente, que se fizesse uma partilha ao meio, metade para as formigas, e metade para  as cigarras. 

Porém, o Conselho das libélulas já tinha decidido e surdo ficou à proposta salomónica. 

E as formigas, coitadas, lá foram para mais longe sempre empurrando o objeto do seu trabalho. 




PS em 29jan2023 - Para além dos acidentes por esmagamento relacionados em https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/11/jornadas-mundiais-da-juventude-mensagem.html

temos, indicando-se o número aproximado de mortes:

- estadio de Yaunde 25jan2022 - 8 ; https://www.aljazeera.com/sports/2022/1/25/at-least-six-football-fans-killed-in-cameroon-stampede

- fronteira de Melilla  24jun2022 - 23 ;  https://en.wikipedia.org/wiki/2022_Melilla_incident

- estadio de Malang, Indonesia 1out2022 - 133 ;   https://www.theguardian.com/world/2022/nov/01/how-do-crowd-crushes-happen-stampede-myth-what-happened-in-the-seoul-itaewon-halloween-crush 

- ponte pedonal de Morbi, India 30out2022 - 135 ;  https://en.wikipedia.org/wiki/2022_Morbi_bridge_collapse

- Seoul, comemorações do Halloween 31out2022 - 150 ;    https://www.theguardian.com/world/2022/nov/01/how-do-crowd-crushes-happen-stampede-myth-what-happened-in-the-seoul-itaewon-halloween-crush






Sem comentários:

Enviar um comentário